A deputada Kátia Oliveira (UB) sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues, através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a criação do programa Empreende Jovem. A parlamentar explica que a iniciativa visa oferecer cursos intensivos de empreendedorismo, com o objetivo de incluir os jovens baianos na população economicamente ativa, garantindo sua autonomia financeira e contribuindo para o crescimento econômico do estado.
Em sua justificativa, a legisladora traz dados do Ministério do Trabalho em que se registra a Bahia no segundo lugar em número de jovens desocupados no país, com cerca de 900 mil jovens, entre 14 e 24 anos, que não estudam, nem trabalham. “Esta situação desafiadora não apenas cria um obstáculo para o desenvolvimento econômico, mas também amplia as disparidades raciais e de gênero, com taxas de desemprego mais elevadas entre mulheres e negros”, observou a deputada.
O programa proposto – detalha a indicação – ofereceria cursos, entre outros temas, sobre elaboração de planos de negócios, matemática financeira, estratégias de marketing, gestão de fluxo de caixa, administração do tempo, legislação comercial e técnicas de vendas e negociações. Estes cursos terão uma duração de 3 a 6 meses e poderão ser ministrados em escolas ou em parceria com organizações sociais e associações comunitárias.
Kátia Oliveira explica que a proposta é inspirada em programa semelhante adotado pela Prefeitura de São Paulo, e deve contar com o Estado atuando na incubação e aceleração dos projetos de negócios dos jovens, promoção de feiras e editais de seleção. “A inclusão dos jovens na atividade econômica não apenas garantirá sua subsistência, mas também fortalecerá a autoestima e a cidadania desses jovens, muitas vezes em situação de vulnerabilidade social”, defendeu a parlamentar.
DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: AscomAlba\\ AgênciaALBA)
(FT.\CRÉD.: AscomAlba\\ AgênciaALB )