A assinatura de três convênios de cooperação financeira entre a Prefeitura de São Mateus e o Hospital Maternidade São Mateus (HMSM) renovou a parceria e garantiu, ao longo de 2024, a continuidade dos serviços de saúde prestados ao Município por aquela Instituição. Os convênios totalizam R$ 2.737.640,00.
Os compromissos foram firmados em evento realizado nesta terça-feira (12) no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, pelo prefeito Daniel Santana, o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, o presidente do HMSM, Gleison Nimer e a diretora administrativa, Dulce Marculano.
A parceria entre as Instituições integra a política municipal de descentralização dos serviços de saúde a cargo do Sistema Único de Saúde (SUS), que começou a ser implementada em 2017.
Graças aos repasses realizados pelo Convênio, desde então foram realizadas 2.438 cirurgias eletivas e, desde 01 de fevereiro de 2024, quando o Hospital passou a realizar, também pelo SUS, procedimentos de alta complexidade, já totalizou 67 intervenções desse tipo, segundo Gleison Nimer: “Nos 67 anos do Hospital Maternidade em São Mateus não temos notícia de recursos tão expressivos quanto os vêm aportando ao longo da atual Gestão. O Hospital Maternidade é, hoje, referência para dez Municípios da Região Norte do Estado”.
PARA A POPULAÇÃO DE SÃO MATEUS E QUEM MAIS PRECISAR
O secretário Henrique Follador também comemora os resultados: “O Estado sozinho não dava conta da demanda. O Hospital Maternidade de São Mateus é uma instituição com quase 70 anos, que esteve a ponto de fechar. Propusemos o convênio, Daniel Santana acreditou no projeto, o problema foi solucionado, e hoje o mateense e quem mais precisa tem uma prestação de serviços de nível excelente”.
Referindo-se às fontes dos recursos que chegam para o Município, Daniel Santana elogiou e agradeceu aos parceiros. “Uma parte é do próprio Município, as demais vêm de emendas impositivas, parcerias que temos no Governo do Estado, na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, no Senado. Na hora de repassar recursos para o nosso Município, a bancada capixaba em Brasília, coordenada pelo deputado Josias da Vitória, esquece as divergências políticas e se une para ajudar quem mais precisa”.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Aguilar Alves)
(FT.\CRÉD.: Francisco Rossi \\ Divulgação)