Por votação de maioria de dois terços dos edis, o vereador Juarez Oliosi (Podemos) foi destituído do cargo de presidente da Câmara de Nova Venécia, devido a Representação, considerando que o mesmo estava filiado ao Partido Social Brasileiro (PSB) quando foi eleito presidente da Câmara Municipal de Nova Venécia, para o biênio 2023/2024.
Na Representação traz que, no dia 21 de abril de 2024, Juarez Oliosi se desfiliou do (PSB) e filiou-se ao partido Podemos. “Agiu com desídia, pois foi negligente em decorrência de que deveria quando da sua filiação ao Partido Podemos, ter cumprido com o disposto no artigo 11 do Estatuto do Partido Social Brasileiro e artigo 26, da Lei 9.096/1995, os quais afirmam categoricamente que “perde automaticamente o cargo ou a função que exerça na respectiva casa legislativa, em virtude da proporção partidária, o parlamentar do PSB que se desfiliar da legenda”.
Com a destituição do vereador Juarez Oliosi da presidência, assume a presidência interinamente, o vice-presidente, Roan Roger, até a Sessão Extraordinária, no próximo dia 15, momento que terá eleição do novo presidente, sendo que as candidaturas devem ser protocoladas até 48 horas antes da votação.
VEJA COMO FOI A VOTAÇÃO NA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DESTA QUINTA-FEIRA (08 DE AGOSTO):
Votaram a favor:
Anderson Salvador
André Zen
Damião Bonomette
Deneval Rocha
Josias Machado
Mayara Eller
Roan Roger
Fio Juliatti
Zezinho da Ambulância (suplente)
Mir de Guararema (suplente)
Votaram contra:
José Luiz do Cricaré
Saulo Ribeiro
Dega do Altoé
(O vereador Otamir Carloni não votou, pois foi o autor da representação; e o próprio vereador Juarez também não podia participar da votação)
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Correio 9)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)